(41) 3362-5754 | (41) 99788-1870 (WhatsApp) baratto@baratto.adv.br
Fotografia dos painéis fotovoltaicos instalados no Recando das Bromélias - área da biosfera Mata Atlântica - Piraquara, PR.

Fotografia dos painéis fotovoltaicos instalados no Recanto das Bromélias. Area da biosfera Mata Atlântica e patrocinada pelo escritório jurídico – Piraquara, PR.

RESPONSABILIDADE SOCIO-AMBIENTAL

O escritório jurídico Cristiano José Baratto & Advogados Associados (CJBA) vem constantemente aperfeiçoando as práticas para atuar com responsabilidade social. Com o objetivo de contribuir para um mundo melhor, a sociedade jurídica investiu em energia renovável. Projeto que saiu do papel e hoje é uma realidade. No Recando das Bromélias, local em que CJBA preserva o bioma da Mata Atlântica, foram instalados 16 painéis fotovoltaicos. Com a produção energética o escritório prevê que a energia gerada será suficiente para suprir 100% da necessidade do escritório.

“Se trata de um investimento elevado. Por isto, não se deve fazer os cálculos meramente financeiros, mas pensando no meio ambiente, na conservação do planeta. Com a geração desta energia limpa estamos buscando fazer a nossa parte. ”, comenta Cristiano Baratto.

Sistema que transforma a energia solar em elétrica. Painel inversor.

Sistema que transforma a energia solar em elétrica. Painel inversor

ENERGIAS RENOVÁVElS

As fontes renováveis de energia são aquelas formas de produção de energia em que suas fontes são capazes de manter-se disponíveis durante um longo prazo. Em outras palavras, fontes de energia renováveis são aquelas que contam com recursos não esgotáveis.

A Energia Solar Fotovoltaica é uma fonte renovável obtida pela conversão da luz em eletricidade. Sendo limpa, não poluente, confiável, racional, que não requer manutenção e não consome nenhum combustível.

No Brasil, onde somos privilegiados pelo sol, existem milhares de instalações para eletrificação rural, cercas elétricas, bombeamento de água e telecomunicações.

NÚMEROS

Será gerada até 4.600 KVA. “ Todo o projeto leva em consideração o consumo (KWH) do cliente nos últimos 12 meses, o número de células adotados é para suprir esta necessidade. Para o dimensionamento do sistema levamos em consideração também o índice de irradiação solar, o posicionamento do telhado, sua iluminação.

Com isto em condições normais de luminosidade e temperatura o sistema poderá suprir, no mínimo, 80% da demanda exigida de consumo”, explica Dario Costa Martins, coordenador técnico da Lumen Tecnologia, empresa responsável pelo projeto.